quinta-feira, 15 de março de 2012

Entrevista de Anna Bessonova para o Comitê Olímpico Ucraniano

Como estamos em tempo de Deriugina Cup em Kiev na Ucrânia, nada melhor que uma entrevista dada por Bessonova, uma das maiores ginastas da história que hoje tenta encontrar seu caminho longe das competições!

Anna Bessonova: “Eu quero tantas crianças quanto possível para o desporto”

-Anna, dois anos se passaram desde o momento em que você decidiu encerrar sua carreira de ginasta. O que você esta fazendo agora?
* Eu acho que durante esses dois anos finalmente percebi o que quero fazer na minha vida. No inicio, eu tentei em varias partes, televisão, jornalismo e em projetos de entretenimento variados. Antes, eu não tinha tempo para pensar sobre essas coisas. No entanto, por fim eu voltei as minhas raízes – a ginástica rítmica. Eu simplesmente entendi que meu coração fica com o esporte. Agora eu sou treinadora de meninas na escola Deriugina que se tornou minha outra casa há muito tempo.

- Como foi difícil encerrar sua carreira? Quanto tempo você pensou sobre essa decisão?
* Eu realmente queria terminar minha carreira imediatamente após os Jogos Olímpicos de 2008 em Pequim, mas aconteceu no ano seguinte, continuei a participar ativamente e ganhei medalha no Campeonato Mundial. Depois disso, eu finalmente coloquei na minha mente – é hora de ir. Eu acho que isso deve ser feito com dignidade quando você esta em sua melhor forma, de modo que os fãs vão lembrar do seu melhor, e não quando você não é capaz de executar bem.

- Como você lidou com isso?
* Eu ainda me coloco nele (o esporte). Mas, graças a Deus, agora tenho uma vida ocupada que não me deixa tempo para o tédio. Eu ainda continuo a desempenhar um pouco, entrar em contato com meu querido público, colegas e treinadores. A Ginástica Rítmica é ainda uma das primeiras prioridades na minha vida. E isso é muito importante por que eu não me sinto esquecida e perdida.

- Depois que sua carreira de ginasta terminou, você fez muito sucesso na dança, tornando-se vencedora no programa de TV “Dança para mim”?
* Muitas pessoas disseram que Bessonova foi injustamente convidada para este projeto, por que supostamente já sabe tudo. Eles previram a minha vitoria. Acredite em mim, na Ginástica Rítmica tudo é diferente. A única vantagem que eu tive, é a minha forma física. Eu tinha acabado de voltar da Copa do Mundo. E então eu, como todos os outros participantes do show, estudei tudo de novo. Havia ferimentos e lagrimas. Às vezes me parecia que não poderíamos chegar à final. De qualquer maneira, foi uma experiência inesquecível.

- Anna, você participou de uma sessão de fotos da revista masculina “XXL”. Alguma vez você pensou na carreira de modelo?
* Não. Eu não levo essas coisas a serio. Claro, é bom quando eles fazem você parecer irreconhecível, e eu não vou rejeitar essas propostas no futuro. Mas não posso chamá-lo de emprego.

- Quais são as ambições de Anna Bessonova técnica?
* É muito cedo para dizer. Afinal, eu estou trabalhando com meninas muito jovens. Ainda tenho muito que aprender, e estou feliz por poder entender esta ciência e poder trabalhar sob a orientação das principais especialistas neste campo – Albina e Irina Deriugina. Como no momento em que eu era uma ginasta, eu tento lembrar e tomar nota de tudo o que estou ensinando – é uma experiência inestimável.

- Você ganhou todo o possível na Ginástica Rítmica mundial. O único titulo que não teve foi o de campeã olímpica...
* Claro que eu gostaria de ter o ouro olímpico. Mas após os Jogos Olímpicos em Pequim, fiquei com a impressão de que já tenho. Não importa que eu tenha me tornado oficialmente medalha de bronze.O trabalho colossal que foi feito de preparação para as Olimpíadas e tudo o que eu tinha experimentado diretamente durante a competição, me dá razão para estar orgulhosa de mim mesma.

- O julgamento na ginástica sempre foi alvo de muitas criticas desfavoráveis. De fato, as notas neste esporte são muito subjetivas. Alguma vez você foi ferida pelos juízes?
* Claro, houve momentos em que eu estava muito decepcionada. No começo eu estava muito preocupada e querendo desistir do esporte. É um insulto quando você tiver feito uma quantidade tremenda de trabalho, treinado apesar da dor e desconforto e, como resultado, você percebe que tudo foi decidido já em algum lugar no topo. Graças a Deus, Albina e Irina Ivanova Nikolayevna estavam sempre por dentro, o que me confortou e ensinou a não desanimar. Eu ajustei-me para poder apresentar ao publico que sempre me apoiava, à minha família e amigos, e para os meus treinadores. Se você não pode mudar a situação, devemos aprender a gostar de suas coisas favoritas.

- Quem pode tomar o lugar de destaque na Ginástica Rítmica Ucraniana depois de sua saída?
* No momento, a número um da equipe é Alina Maksimenko que tem excelentes perspectivas para crescer e se tornar uma ginasta excelente. Ela é jovem e o publico realmente a ama, o que é  importante em nosso esporte. Nós todos esperamos que ela tenha bastante força e confiança, e será capaz de manter e até ultrapassar as credenciais que ela já tem. Além de Alina, temos Rizatdinova, Anna Victoria e Victoria Shinkarenko Mazur, que também são muito promissores.

- Ano passado, os usuários da rede de web-site Sports bigmir.net, votou em você como atleta mais bonita do mundo. Nesta enquete, você está à frente de Anna Kournikova, Magdalena Neuer, Alina Kabaeva e muitas outras atletas. Qual é o segredo de sua beleza, Anna?
* Não há segredo. Esta nos genes! (Risos). Tenho vergonha de admitir isso, mas eu nunca tenho mantido qualquer dieta e não faço isso agora. Exercícios regulares me ajudam a manter minha boa forma física.
- Como é o futebol em particular para você?
* Futebol está no meu sangue, ele flui dentro de mim! (Risos). Desde minha infância e eu ainda amo o futebol. Meu pai e eu muitas vezes discutimos as partidas e, até mesmo fazemos apostas entre nós em um jogo particular.

- Você tem um time favorito?
* Além da equipe Nacional da Ucrânia e de Kiev, o Dínamo, eu sou fã da Seleção Espanhola.

- O que você acha que a Euro 2012 pode trazer para a Ucrânia?
* Não há dúvida de que este é um evento muito importante para este país. Eu acredito muito que o Campeonato da Europa, acima de tudo, proporcionar um poderoso incentivo para as crianças ucranianas para ir para o esporte. Exatamente, uma nação saudável é uma garantia de prosperidade de qualquer nação.

- Anna, como você imagina o futuro NSC “Olympivsky”?
* Eu adoraria que o estádio seja um lugar para toda a família. Você deve ser capaz de chegar ao estádio com seu filho e não sentir o desconforto de se aproximar de alguns fãs que são particularmente turbulentos.
- NCS “Olympivsky”está planejando abrir uma escola infantil de desenvolvimento. Como você se sente sobre a idéia de cooperação com a escola?
* Eu tenho duas mãos “para”! Agora eu passo as minhas aulas de mestre em todo o mundo, e eu não quero só demonstrar minhas habilidades, mas também dizer o quão bonito é o esporte e o que poderia dar a uma criança.

- E no final da nossa conversa, eu gostaria de saber quais os planos de Anna Bessonova para o futuro.
* Como era antes, o esporte ainda é uma das prioridades na minha vida. Agora estou participando de vários projetos sociais que tentam atrais crianças para atividades esportivas e protegê-las da influencia perniciosa das ruas. Acredito que se qualquer criança, pelo menos, ouve o meu conselho, eu realizo a minha missão por uma boa razão.
+ NSC “Olympivsky”= Comitê Olímpico Ucraniano

Entrevista dada ao site do comitê Olímpico Ucraniano
Источник: http://nsc-olimpiyskiy.com.ua/
11 de fevereiro de 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário