domingo, 26 de fevereiro de 2012

Como são feitos os collants na Europa

    Sempre tive curiosidade de saber sobre o processo de confecção de collants de competição na Europa, afinal é lá que a maioria das técnicas, ginastas, mães se "inspiram" para confeccionar os das ginastas daqui. Vou começar pelo velho continente, mas logo farei um post sobre os collants aqui no Brasil e América do Sul.
No vídeo abaixo, vemos um pouco sobre o processo russo.

Nos collants europeus o artigo mais usado e desejado são os cristais swarovski, que realmente dão um brilho que dispensa grandes explicações, mas o alto custo... 1440 pedrinhas saem por:
Alemanha. 90 euros 
Bulgária. simples de 60-65 euros, multicoloridos 95 euros
Itália. 120 euros
Russia. 103 euros
A média é de 5 a 8 mil pedras por collant, mas alguns levam até 15.000 pedras!!!!!!
Cynthia Valdez usou um collant lindo feito na Rússia que custou segundo palavras da própria em uma entrevista pós Jogos Pan Americanos 1400 euros!!!! Esse aí!

Existem inúmeras opções de modelos e valores:




    Estes são mais simples comparados aos das ginastas representantes de seus países em etapas da Copa do Mundo, Campeonato Mundial. Afinal a busca pela exclusividade, originalidade é enorme!

    O trabalho na elaboração de um collant, a criação, a confecção, os materiais utilizados, mão de obra para bordar e colocar cada cristal é seriamente levado em conta ao custo final claro. Almudena Cid desenhava os seus desde 1996 e o seu de fita com que terminó sua carreira em Beijing 2008 tem uma história lindíssima.      Ela conta um pouco da história e como fazia para colocar seus swarovski nesta entrevista que deu a um programa espanhol:

Cada vez mais temos collants maravilhosos, pena que também cada vez mais caros...
Para terminar como um clube espanhol que creio é bem parecido a realidade dos clubes e escolas de Ginástica Rítmica aqui do Brasil, afinal nem todas as ginastas podem ter um collant caríssimo, mas um belo collant todas merecem.


Beijos y Hasta la Vista!!!
Ótima Semana!

2 comentários:

  1. OIe!

    Nossa, sempre quis saber como seriam feitos os collants. Amei o post.
    Não é a toa que os collants das ginastas de alto nível são super lindos, por esse valor.. =D

    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir